5 Estratégias de Marketing Digital para Advogados

O marketing digital para advogados muitas vezes pode ser uma tarefa bastante desafiadora, por isso muitos países não permitem que advogados ou escritórios de advocacia anunciem seus serviços. Pesquisas revelam que cerca de 71% das pessoas têm preferência por consultar advogados de sua própria localidade.

Quando se está procurando por advogados em suas localidades, a primeira coisa que muitos fazem é pesquisar no Google, para saber referências desses profissionais, qual a qualidade do serviço deles. Então é necessário que você seja criativo e inteligente no marketing que vai fazer de seu escritório e cumprir todas as diretrizes.

Neste artigo iremos te dar 5 estratégias de marketing para que seu escritório venha se destacar em relação aos demais, e dessa forma você conseguirá alcançar muitos clientes. Então acompanhem até o final as estratégias abaixo.

1. Faça o cadastro de seu escritório no Google Meu Negócios

O primeiro de tudo é preciso que você faça um registro do seu escritório no Google Meu Negócio e em diretórios de advocacia locais, pois cerca de 71% da população preferem fazer busca de advogados locais. Para que seu escritório apareça na pesquisa de “ advogados perto de mim” é importante que você esteja registrado na plataforma de listagem.

Quando você criar uma conta, procure usar as palavras-chaves que as pessoas estão procurando porque dessa forma você consegue aparecer para um número maior de pessoas que estão procurando pelo tipo de serviço que você oferece.

A mesma coisa acontece quando você se cadastra em diretórios de advocacia, seus serviços aparecem para mais pessoas e estando registrado elas conseguiram encontrá-lo com mais facilidade o que é muito importante para seu escritório.

2. Faça uso do Linkedin Profissionalmente

Uma segunda estratégia que você deve adotar é usar o Linkedin como um profissional. As decisões e casos judiciais geralmente são tratados por autoridades e tomadores de decisões das empresas, então se você procurar ter acesso a clientes de empresas do ramo empresarial o Linkedln será uma excelente ferramenta para identificá-los.

Para ter acesso às informações você precisa digitar o  nome que deseja na posição de pesquisa e filtrar por pessoas. Fazendo isso você consegue identificar essas pessoas, você pode também fazer uso da ferramenta Lusha para descobrir o nome delas, número de telefone e seu endereço de e-mail.

Dessa forma conseguirá alinhar com facilidade suas comunicações e esforços de marketing, mas esse é só o primeiro passo dessa estratégia que você deverá tomar, após  isso envie  solicitação de conexão e procure se destacar de todas as outras conexões que esses decisores já receberam em seu Linkedin. Adicione uma mensagem introdutório junto com a solicitação de conexão, mas procure não tornar essa mensagem parecida com uma apresentação de vendas.

Para conseguir otimizar o seu tempo é possível fazer uso da ferramenta Linkedin Helper para automatizar todo o seu processo de envio de solicitações de conexão e mensagens para várias pessoas no Linkedin.

3. Tenha E-mail Marketing

A próxima estratégia que vamos te mostrar é o marketing por e-mail. Para a maioria das marcas, o e-mail marketing vai incluir o envio de e-mails com informações sobre lançamento e serviços ou cupons de descontos e ofertas. Mas sendo um escritório de advocacia ou um advogado você não pode fazer isso, mas pode utilizar um outro tipo de abordagem.

 Uma abordagem que você pode adotar é enviar e-mails falando sobre notícias ou alguma atualização que pode afetar a comunidade. Dessa forma estar gerando valor para os seus clientes em potencial e eles sempre lembram de você. Ou é possível também experimentar uma estratégia que todas as vezes que ganhar algum processo, você envie um e-mail para seus clientes pedindo que eles deixem uma avaliação ou um comentário em seu site ou no Google Meu Negócio.

A vantagem de utilizar o e-mail marketing é que você consegue automatizar todo o seu processo usando as ferramentas que ele tem como Hubspot, Leadlover ou ActiveCampaign. Os e-mails precisam ser automatizados pois assim você consegue obter novas avaliações e comentários.

4. Faça Gestão da Reputação Online

precisamos entender o que é a gestão de reputação e o que ela pode fazer para promover seus serviços. Antes mesmo de contratar qualquer tipo de serviço, as pessoas  em geral procuram saber mais sobre a empresa ou profissional ao qual estão contratando e hoje em dia com o avanço da internet mais pessoas estão utilizando desse serviço para pesquisar e conhecer as empresas.

Sendo assim como advogados é importante estar ciente que a reputação e o famoso boca a boca são boas maneiras de conseguir novos clientes. E no mundo digital as avaliações e classificações são a sua reputação boca a boca.

É importante ter certeza de que possui boas avaliações e classificações em seu perfil online. Também é interessante investir em gerentes de reputação online que ficaram responsáveis por responder as avaliações e feedbacks positivos e negativos em seus sites e páginas.

5. Invista em Marketing de Conteúdo

Empresas de advocacia não podem fazer anúncios de seus serviços, mas você como advogado com toda certeza pode promover sua experiência e conhecimento de forma criativa. Pode fazer conteúdos em forma de Blogs, vídeos e até Reels. Vídeos informativos orientando as pessoas a como agir em determinadas situações e a conhecerem seus direitos como cidadãos, procure na hora de fazer vídeos não alongar muito o assunto, vídeos curtos e criativos chamam bastante a atenção do público.

Utilizando a habilidade de marketing você conseguirá aumentar a confiança das pessoas em sua capacidade como advogado. Mas é importante lembrar que você como advogado precisa seguir todas as regras que a lei determina para a sua categoria em relação ao anúncio. Forneça declarações nos locais corretos.

Então para finalizar não se esqueça que ter uma presença digital é muito importante. Você pode ter um website, uma conta em site de redes profissionais ou até mesmo um canal no Youtube para usar estratégia de marketing em vídeo. Uma presença digital não é só necessária, mas é também a maneira mais fácil das pessoas te acompanharem, e o digital você pode utilizar em a onde você estiver.

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