6 Cidades Brasileiras Famosas pela Produção de Artesanato

Existem 6 cidades com artesanatos que são reconhecidos no Brasil todo. Que o Brasil é um país com diversas culturas, tradições e crenças disso não há dúvidas, e toda essa mistura enriquece muito a cultura do nosso país.

Nosso país é rico em diversos aspectos, e o artesanato que é produzido em todo o território é um deles. A diversidade e a criatividade nos estilos, tanto em bordados, como em vasos que compõem o diferencial de cada região.

Você vai conhecer agora as seis cidades que se destacam por seu artesanato único, e que são reconhecidas por todo o Brasil. Por meio deles podemos conhecer um pouco da majestade e grandeza que é o nosso país. Então sem mais demora vamos começar.

1. Boneco de Barro – Caruaru (PE)

Os bonecos de barros que são produzidos em Caruaru em Pernambuco são uma tradição daquela região, a sua história está ligada ao mestre Vitalino. Ele era um artesão que desde crianças fazia bonecos de barro para brincar.

Mestre Vitalino retratava em seus bonecos as características culturais do povo sertanejo e do povo nordestino. Sua obra é conhecida no Brasil todo até hoje, os bonecos de barros são produzidos e famosos em Caruaru, essa é uma forma de manter viva a cultura local.

2. Bordado Filé – Maceió (AL)

O Bordado Filé é encontrado em todo o estado de Alagoas. O filé vem do francês Filet, que significa rede. A peça é confeccionada em uma rede de fios, e são trabalhadas de uma forma complexa, com desenhos e figuras.

Essa técnica é de origem egípcia, foi estabelecida na península ibérica e depois chegou ao Brasil em decorrência da colonização Portuguesa. Com o tempo os bordados foram ganhando características de Alagoas ganhando um jeito próprio com suas cores e delicadeza.

3. Cerâmica – Porto Ferreira (SP)

É na cidade de Porto Ferreira que se produz uma variedade de cerâmicas artísticas feitas em peças brancas ou coloridas. O sucesso foi tanto que ela ficou conhecida como a Capital da Cerâmica artística devido a quantidade de fábricas que passaram a se instalar lá.

4 Malha – Jacutinga (MG)

Na cidade de Jacutinga, localizada em  Minas Gerais, ocorre o circuito de malhas, são peças confeccionadas a partir da técnica de tricô que guarda todo o encanto da cultura local.

O comércio de malhas é tão grande na cidade que se deduz que a cidade produz cerca de 2 milhões de peças por mês. Além de poder comprar as malhas, os visitantes também podem se deliciar com a culinária local.

5 Xilogravuras –  Bezerras (PE)

A xilogravuras é uma técnica onde quadros e imagens são produzidos através de desenhos em relevos sobre a madeira. José Francisco Borges é um dos principais nomes artísticos que trabalham com essa técnica na região.

Cordelista e artista faz com as próprias mãos quadros com a técnica de xilogravuras, na cidade possui um museu de Xilogravuras onde tem suas obras e o museu também leva seu nome .

6 Louça e Porcelana – Campo Largo (PR)

Em Campo Largo no Paraná fica o lugar de produção das louças finas. Ficando a cerca de 30 quilômetros da capital Curitiba, a variedade, a qualidade das peças e sua delicadeza chamam atenção.

Lá é produzido diversas louças como pratos, xícaras e travessas, quase todas as peças são produzidas totalmente à mão. As matérias-primas utilizadas são todas  encontradas por lá com argila, caulim e outros.

Então agora que você tem todas essas referências, que tal na próxima viagem escolher um desses lindos lugares para conhecer suas culturas e desfrutar das belezas que lá existem.

Carregando seu Artigo

0