Hoje em dia, compradores de imóveis começam a sua jornada de compra primeiramente na internet, de forma online com pesquisas. Antes mesmo de ir visitar os imóveis, os futuros compradores fazem toda sua pesquisa pela internet para se certificar de todas as vantagens que terão ao adquirir seu novo imóvel.
E com cada vez mais pessoas utilizando a internet para se informar e pesquisar antes de comprar ou vender seus imóveis, é extremamente importante para quem deseja adquirir mais clientes e aumentar assim as vendas, que você esteja ativo nas redes. E hoje em dia a publicidade no meio digital para corretores se torna cada vez mais necessária.
Ter conhecimento do que o seu público alvo deseja e o que ele busca em um futuro imóvel, vai ajudar com que você consiga finalizar suas vendas. Por isso, nesse artigo reunimos 6 estratégias que vão ajudar a aumentar o número de clientes e vendas para você.
1. É preciso criar uma Persona
Então o primeiro passo que você precisa tomar antes de começar a aplicar qualquer estratégia de marketing digital, é criar uma persona para os seus futuros compradores. A persona do comprador, nada mais é do que uma descrição que vai representar o seu público alvo.
Essa pessoa é irreal, e é baseada na pesquisa aprofundada que você fez dos seus clientes já existentes ou em potencial. Dessa maneira você terá um grande conjunto de público alvo, e cada um terá vários fatores decisivos para a compra. Por isso pode ser que você precise criar várias persona de compradores para representar cada conjunto de público alvo e assim entender suas necessidades e objetivos.
Ao fazer isso é possível dar nome a essas pessoas, dar detalhes demográficos, saber seus interesse e até saber seus traços comportamentais. Vai ser preciso também que você entenda seus objetivos, ponto de dor e seus padrões de compras, para que essa pessoa possa ajudar a projetar melhor suas estratégias de marketing em cada grupo de cliente que deseja alcançar.
2. Crie iscas digitais criativas e eficientes
O segundo passo é criar iscas digitais para que você consiga contato com novos clientes, e para fazer isso você pode fazer algo que se chama “lead magnet” que também é conhecido como isca digital. Usando um termo mais simples, isso é algo que você está oferecendo de forma gratuita ao visitante de seu site e em troca ele estará fornecendo o nome dele, número de telefone e e-mail. Você pode oferecer alguns lead magnets como agente imobiliário, mas aqui vamos te sugerir alguns que irão funcionar melhor para você.
Como lead magnets, você pode oferecer uma visita de forma virtual para as novas propriedades na sua área para as pessoas que estiverem interessadas em investir em novos imóveis. Também pode oferecer uma avaliação gratuita informando qual seria o valor de venda de uma propriedade que ele tem interesse em vender.
Os folders e visitas a locais que as pessoas tem interesse em comprar também podem ser bons lead magnet, dessa forma as pessoas que estiverem interessadas em comprar essas propriedades vão adorar ir até o local para ver o imóvel por completo.
3. Procure fazer anúncios pagos
Ao fazer os anúncios pagos você não precisa ficar limitado a apenas uma plataforma, é possível fazer anúncios no Facebook, Instagram e também fazer anúncios de pesquisas e display no Google. É importante lembrar que ao anunciar sua Imobiliária, você deve utilizar palavras chave genéricas, para pessoas que são interessadas em imóveis, mas também é importante anunciar com base na localização em anunciar em projeto específico como novos lançamentos de imóveis.
Um outro ponto importante é: evite usar CTA’s, que são as chamadas para ação, por exemplo, “compre agora” por que ninguém vai comprar um imóvel apenas olhando um anúncio pela primeira vez, pois se trata de um processo mais longo de compra.
Ao invés de utilizar essa frase clichê você pode utilizar para experimento CTA’s que sejam assim: “ligue agora para mais informação” ou até mesmo “consulte agora“, ou agende uma visita gratuita”. Esse tipo de CAT’s vão gerar interesse e curiosidade para poder ver pessoalmente o imóvel, lembre-se muitas pessoas são estimuladas pelo que veem e o que podem tocar.
4. Utilize um Gerenciador de Relacionamento com o Cliente – CRM
A indústria imobiliária tem um ciclo de vendas muito longo, por isso é importante estar em constante contato com seus clientes potenciais e ao utilizar as ferramentas de CRM você conseguirá fazer isso com muita eficiência.
Essas ferramentas irão permitir que você consiga armazenar dados, como nome, as necessidades de propriedades, números de quartos e vários outros detalhes referente às propriedades que são muito importantes. Também é possível armazenar os dados de compradores e vendedores que você trabalha, tudo isso é muito útil para manter o controle.
Vamos supor que possua um propriedade para vender e que ela esteja localizada em uma das suas áreas mais procuradas, você só precisará aplicar um filtro de busca de orçamento, preferências de localização, número de quartos no banco de dados onde estão seus clientes potenciais e a ferramenta de CRM vai ajudar a gerar uma lista de compradores em potencial que tenham interesse em adquirir esse tipo de propriedade.
Dessa maneira você pode enviar e-mail ou mensagem pelo WhatsApp informando os detalhes da propriedade e verificando se eles possuem interesse em fazer uma visita ou querem mais detalhes sobre o imóvel. Existem várias ferramentas de CRM no mercado como Hubspot, Kommo e Zoho, essas ferramentas possuem funções que são especialmente projetadas para os agentes imobiliários e corretores de imóveis, para que eles consigam gerenciar esses tipos de dados e base de clientes.
5. Utilize sites e portais imobiliários de forma eficiente
Há milhares de sites que mostram propriedades online, onde as pessoas conseguem se registrar como compradores e vendedores, de acordo com seu estado e cidade, pode ser que haja muitos outros sites, e você consegue encontrá-los facilmente no Google.
E muitos desses sites são feitos principalmente para retirar o intermediário da imobiliária, mas é possível utilizá-los para o seu benefício. Como corretor imobiliário, você pode se registar neles como comprador ou vendedor e fazer a análise das propriedades que estão listadas neles.
Depois que fizer isso você pode analisar as propriedade e compradores que sejam interessantes, e procurar entrar em contato com eles para oferecer seus serviços, uma dica importante ao fazer contato procure ser criativo e mostrar como os serviços serão úteis a ele, é importante que você gere algum valor a eles, pois só dessa forma eles poderiam considerar fechar negócios com você.
6. Procure sempre aparecer para os seus clientes
Hoje em dia o mercado imobiliário possui um preço muito alto, por conta disso o processo de tomada de decisão se torna muito longo e envolve várias pessoas. Dessa maneira é importante que se esteja preparado para responder todas as consultas e dúvidas de seus clientes em potencial. Tendo em vista que esse preços altos faz com que o ciclo de vendas do mercado imobiliário venha ser muito longo.
Por isso sua comunicação em marketing, e com o remarketing precisam estar ativas. Dessa forma você estará na mente de seus investidores e clientes em potencial por muito tempo, pode ser que fique até por um ano para conseguir fechar o negócio dependendo do valor do imóvel.
É preciso pensar nas despesas de marketing não como despesas, mas sim como um investimentos, pois elas podem trazer bons retornos com o tempo. Visando manter um bom relacionamento com seus clientes para fechar negócio, é possível que você ofereça serviços extras de forma gratuita como consultoria para procedimento de empréstimos ou até mesmo ajuda como o processo na transferência de propriedades.
Bom chegamos ao fim dessas seis dicas de marketing espero que elas sejam úteis a você. Se gostou delas compartilhe esse artigo com outras pessoas e nos ajude para que esse conteúdo alcance mais pessoas.